©2018 NeuroLiving

  • Diana Luzio Alves

Como melhorar a sua capacidade de concentração


O outono faz-se acompanhar muitas vezes por fadiga e falta de... concentração. Se sente dificuldade em manter a concentração nas suas tarefas, tenho 3 conselhos úteis para si.

Mas, caro leitor, se outra pessoa lhe questionasse, saberia explicar o que é a concentração? E para que é necessária?


A concentração é a capacidade de manter a atenção orientada para uma determinada tarefa por um período prolongado, com o mesmo padrão de consistência. É relativa à quantidade e à qualidade do tempo dedicadas a essa mesma atividade. Além de ser essencial para a realização das diferentes tarefas, quando uma pessoa se concentra, é capaz de dar o melhor de si, realizando as suas funções da forma mais eficaz possível.


Por outro lado, as distrações causam um enorme impacto de tempo e energia. Em cada interrupção de tarefas teóricas, o cérebro demora cerca de 20 minutos para voltar à concentração máxima na tarefa original.




Então, o que pode fazer para que a sua concentração melhore e tenha o seu melhor desempenho? Não há milagres, mas há um caminho que o pode ajudar: muito treino, cujos resultados podem ser otimizados por um estilo de vida saudável.






Realize treino / estimulação cognitiva

Em primeiro lugar, é essencial treinar a atenção para que permaneça durante mais tempo na tarefa. Há um conjunto de exercícios e atividades orientados ao treino desta função cognitiva que pode realizar para atingir este objetivo com maior rapidez, sob a orientação de um especialista.






Durma adequadamente

Por mais desnecessário que este ponto possa parecer, é ilusório falar de concentração sem se levar a qualidade e o número de horas de sono em conta. É raro conseguirmos concentrar-nos durante longos períodos de tempo e durante todo o dia sem dormir entre 7 de 8 horas por dia. É portanto, essencial conhecer as estratégias que melhoram a higiene do sono.






Alimente-se bem e exercite-se regularmente

Assim como o sono, é igualmente relevante ter um estilo de vida saudável - seguir uma dieta saudável, equilibrada, variada e completa e, também, realizar exercício físico numa periodicidade regular, aumenta a capacidade de concentração de uma pessoa.



Durante o mês de dezembro irei encontrar-me a realizar alguns dias abertos, com rastreios de saúde cognitiva e sessões de treino / estimulação cognitiva gratuitas nas clínicas de saúde onde atuo e irei transmitir as melhores orientações sobre cada um dos pontos acima. Tanto os rastreios como as sessões de treino / estimulação cognitiva são específicas para pessoas com mais de 55 anos. Se se enquadra nesta faixa etária, caso pretenda inscrever-se ou solicitar outras informações pode contactar a clínica mais próxima de si ou contactar-me diretamente:


Contactos:

Telefones: 910 226 898 | 926 338 773

E-mail: info@neuro-living.com



Como sabe, adoro ouvir o que têm para me dizer.


Partilhe comigo questões, reflexões ou opiniões enviando-me um e-mail ou partilhe comigo e também com outros leitores através dos comentários no post do FB deste artigo. Centenas de pessoas fantásticas vêm aqui todas as semanas para procurar informação e motivação, e a suas partilhas podem ajudar outra pessoa a ter um crescimento significativo.


Obrigada por partilhar um pouco de si.